sexta-feira, 1 de julho de 2022

Você sabe o que é: Lesbocídio e Transfeminicídio?

 


Você sabe o que é LESBOCÍDIO?
Entre 2014 e 2017, o número de registros de mulheres lésbicas aumentou em 150%.
O termo lesbocidio é definido como a morte de lésbicas por motivos de lesbofobia, ódio , repulsa e discriminação contra a existência lésbica.
Casos de lesbocídio são diferentes dos casos de homofobia, ainda que ambos sejam motivados pelo preconceito contra pessoas não-heterossexuais, ou não-adequadas às normas do que é entendido como o que deve ser o feminino e o masculino, a chamada heteronormatividade. Esta diferença tem base nas especificidades da condição de ser lésbica e das hierarquias de gênero, ou seja, das relações assimétricas de poder entre homens e mulheres na sociedade.
O Lesbocenso é um formulário que pretende coletar informações sobre autoidentificaca e e alterar o cenário de subnotificação de crimes, violação de direitos e falta de políticas públicas para lésbicas e sapatão.
Conheça: lesbocenso.com.br
#todassaotodas #movimentodemulheres #elas
#Pratodasetodosverem
Card em tons degrade rosa e azul.
Na borda superior as logomarcas do Todas São Todas e Fundo Elas+.
No canto superior esquerdo temos três semicírculos concêntricos nas cores rosa, branco e laranja.
Centralizado em letras maiúsculas a palavra: LESBOCÍDIO. Abaixo o texto: O termo lesbocídio é definido como a morte de lésbicas por motivo de lesbofobia ou ódio, repulsa e discriminação contra a existência lésbica.
Na borda inferior direito o desenho de uma mulher caminhando com uma capa nas cores roxa, rosa, salmão e branco.
Fim da descrição.





“O termo TRANSFEMINICÍDIO seria a expressão mais potente e trágica do caráter político das identidades de gênero. As mulheres Trans são assassinadas pelo ódio e nojo.”
Segundo levantamento de dados da Lupa Feminista sobre os transfeminicídios, a Associação Nacional dos Travestis e Transexuais – ANTRA (2021) aponta que foram assassinadas no Rio Grande do Sul, no período de 2017-2020, 23 pessoas trans, sendo 5 assassinatos em 2020.
O transfeminicídio é um feminicídio, mas não é um feminicídio pela mesma razão, não é o mesmo tipo de ódio que seria um feminicídio contra uma mulher.
Card em tons degrade rosa e azul.
Na borda superior as logomarcas do Todas São Todas e Fundo Elas+.
No canto superior esquerdo temos três semicírculos concêntricos nas cores rosa, azul e branca.
Centralizado em letras maiúsculas a palavra: TRANSFEMINICÍDIO . Abaixo o texto: O termo TRANSFEMINICÍDIO seria expressão mais potente e trágica do caráter político das identidades de gênero. As mulheres Trans são assassinadas pelo ódio e nojo.”
Na borda inferior direito o desenho de uma mulher com uma sendeira na mão nas cores rosa, azul e branco.
Fim da descrição.