sábado, 21 de maio de 2022

NOTA DE REPUDIO- Cardeneta da Gestante.




Nós mulheres do Movimento Feminista Inclusivass manifestamos nossa indignação ao que viola a garantia dos direitos humanos diante do conteúdo da Cardeneta da Gestante lançada recentemente pelo atual Ministro da Saúde que estimula praticas violências e ultrapassadas.

Esta cardeneta autoriza essas práticas que causam as gestantes sofrimento físico e psicológico durante o pré natal, parto e puerpério.
Informações sobre o pré natal e parto foram excluídas, e adicionadas recomendações de condutas já proscritas e condenadas pela Organização Mundial de Saúde, assim como estímulos a atos de violência obstétrica.
Foram eliminadas informações sobre o plano de parto, sobre o acompanhamento das doulas e sobre a realização do exame que diagnostica anemia falciforme, uma doença de maior prevalência na população negra – um atestado da falta de compromisso com essa população, tão comum neste governo.
Segundo dados da Fiocruz cerca de 45% das mulheres na rede pública brasileira; vítimas perdem bebês e ficam com lesões graves.
Sendo dessas a maioria são mulheres negras, indígenas, periferias, LBT e mulheres com deficiência, devido à sua situação de maior por vulnerabilidade.
As mulheres com deficiência são vítimas em potencial, ao não ter seus direitos de exercer a maternidade respeitado, nem garantido em leis o que atribui ao acesso à saúde precário, sem estruturas de acessibilidade e comunicacional, atendimento humanizado, profissionais qualificados e a garantia ao acesso dos direitos reprodutivos garantidos pelos Lei Brasileira de Inclusão.
Essa nova Caderneta não é só um retrocesso, mas um perigo a saúde e integridade física a saúde da mulher.

Movimento Feminista Inclusivass.

#TodasSaoTodas

#PraTodasETodesVerem
Card em tons roxo e amarelo.
Na borda superior a frase: Nota de Repúdio. Ao lado as logomarcas do do Fundo Elas+ e Todas São Todas.
Do lado esquerdo na parte inferior a matéria de uma notícia: Ministério da Saúde incentiva violência obstétrica em lançamento da nova Caderneta da Gestante. Ao lado a foto do Ministro da Saúde com uma tarja na boca com a palavra Irresponsável.
Fim da descrição.