Acesse a reportagem do SUL21 sobre o curso de capacitação realizado em 15 e 16 de julho de 2016 pelo Grupo Inclusivass em parceria com a ONG Coletivo Feminino Plural, e apoio do Fundo Fale sem Medo. Incorporando as lições e saberes aprendidos no curso, a foto que acompanha a matéria do SUL21 tem uma descrição completa. #paracegover
Mulheres com deficiência enfrentam machismo, falta de oportunidades e isolamento
Texto de Débora Fogliatto
Uma mulher sofre violência perpetuada por seu marido. Para obter ajuda, procura a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), mas, chegando lá, depara-se com o fato de que não pode entrar no local, ao enxergar uma escada e a perceber a falta de rampas ou elevadores. Esse cenário, aqui colocado de forma fictícia, é a realidade para mulheres com deficiência física, e foi constatado por Carolina Santos, coordenadora da ONG Inclusivass, que, ao avaliar os mecanismos de atendimento, percebeu a falta de acessibilidade na maioria deles.
Para debater essa e outras questões relacionadas ao acesso de mulheres com deficiência a políticas públicas, a organização elaborou o projeto Todas São Todas, que se desenvolve de março a novembro de 2016 em Porto Alegre. Uma das ações propostas foi a Capacitação sobre a Inclusão de Mulheres com Deficiência nas Políticas de Enfrentamento à Violência Doméstica e demais políticas, que aconteceu nesta sexta-feira (15) e sábado (16), no City Hotel, reunindo dezenas de mulheres com e sem deficiência para debater o assunto.