Carol Santos e Ewelin Canizares, integrantes do Grupo Inclusivass, apresentaram o projeto TODAS SÃO TODAS na reunião da Rede Lilás, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. No encontro, realizado em 18 de outubro de 2016, Carol salientou a importância de incluir as mulheres com deficiência nas políticas de enfrentamento à violência contra mulheres e nas demais políticas. Ewelin salientou que as mulheres com deficiência são três vezes mais vulneráveis à violência e que enfrentam muitas dificuldades para registrarem denúncias. Os obstáculos vão desde chegar aos centros de apoio e referência, pela falta de transporte público adaptado, até a ausência de rampas e de intérpretes de libras, por exemplo.
As representantes da Rede Lilás receberam materiais informativos sobre o projeto TODAS SÃO TODAS. Salma Valencio, diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres, órgão ligado à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, ressaltou a necessidade de, cada vez mais, as mulheres com deficiência terem visibilidade e espaço. Disse ainda que deve ser um compromisso de toda a sociedade incluir as mulheres com deficiência em todos os setores e nas políticas públicas.
Durante o encontro, foi anunciado que o Centro de Referência Vânia Araújo estará em breve recebendo uma rampa de acesso. A falta de acessibilidade do Centro foi objeto de monitoramento feito pelo Grupo Inclusivass, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM) e Coletivo Feminino Plural.
Descrição das fotos #PraCegoVer Carol Santos e Ewelin Canizares estão sentadas próximo a uma mesa. Ewelin está à esquerda de Carol, com os braços cruzados apoiados na mesa. Ao fundo, a seu lado, se vê mais mulheres. (Crédito da Foto: Renato Ávila - Ascom/SJDH)
Descrição das fotos #PraCegoVer Foto dá uma visão geral das integrantes da Rede Lilás em torno de uma mesa. Carol Santos aparece ao fundo, à esquerda. (Crédito da Foto: Renato Ávila - Ascom/SJDH)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carol Santos, coordenadora do Grupo Inclusivass, Josiane França e Ewelin Canizares, integrantes do Grupo, estiveram no dia 20 de outubro de 2016 no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS para apresentar o projeto TODAS SÃO TODAS.
Após a apresentação, a presidenta do Conselho, Fabiane Dutra, sugeriu às conselheiras que levem a experiência das Inclusivass para todos os conselhos municipais e que incluam a pauta das mulheres com deficiência nas políticas públicas de suas cidades.